Institucional

Criado pelo Decreto Estadual nº 11.564, de 22 de março de 2004, o Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS, no âmbito da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul – SEJUSP, unificou os centros de telecomunicações da Polícia Militar, o COPOM, do Corpo de Bombeiros Militar, o COCB e da Polícia Civil, o CETEL.

Decreto nº 11.564, de 22 de março de 2004 - decreto de Criação do CIOPS MS

Tendo como missão:

Atender e despachar ocorrências com eficácia e eficiência”

O CIOPS foi idealizado para unir as forças de segurança do Estado e dessa forma gerir com eficiência e eficácia os recursos materiais e pessoais disponibilizados para atuar na segurança pública.

 

O Centro de Operações está localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203, Jardim Veraneio, em Campo Grande, e ocupando como estrutura física o prédio que tem do seu lado esquerdo o Comando Geral da Polícia Militar e do lado direito o prédio da Diretoria Geral da Polícia Civil.

 

Atendimento e Despacho Emergencial - Serviços 190 (PM) e 193 (BM)

O CIOPS tem as seguintes atribuições: planejar, normatizar, coordenar e controlar os serviços de atendimento às chamadas de emergência e distribuição de ocorrências, centralizando e gerenciando as ações de polícia preventiva, ostensiva e judiciária e o socorro à população.

Está atualmente organizado para atendimento telefônico em células individuais, equipadas com unidade telefônica, microcomputador, material de apoio e um banco de dados informatizado, e para despacho de ocorrências e controle de viaturas conta também com células individuais com microcomputador, equipamento de rádio comunicação, banco de dados informatizado, além de supervisores para controle e auxilio de cada função.

O serviço de atendimento, registro e despacho de ocorrências é ininterrupto, funcionando em turnos de 12 (doze) horas pelas equipes.

Os operadores do setor de atendimento são bombeiros (193) e policiais militares (190) que interagem com os usuários, tornando-se intermediários entre as solicitações feitas e o atendimento prestado pelas equipes operacionais de cada Corporação.  Após a abordagem inicial, é verificada se a solicitação é emergencial ou não, que neste último caso é prestada a informação e encerra-se a ligação.  Em caso de denúncias anônimas ou não, estas são encaminhadas aos órgãos competentes para as providências. Se o fato for emergencial, o atendente preenche um formulário descrito no computador, estabelece a tipificação do evento, gera a ocorrência, informa o número do protocolo ao usuário e a comunicação com este é encerrada.

Após o registro, o sistema encaminha a ocorrência para os operadores do setor de despacho, onde trabalham as três corporações: Bombeiros, Polícias Civil e Militar. Estes operadores verificam a prioridade, a existência de viaturas próximas e disponíveis, despachando-as até o local do evento ou aguardam até que haja viatura disponível para o devido atendimento.

Todas as ligações atendidas no setor de atendimento CIOPS são gravadas e os Sistemas I-CAD (atendimento) e I-DISPATCHER (despacho) registra no banco de dados do CIOPS todas as ocorrências, sendo armazenadas para posterior análise, estatística ou até mesmo procura por parte de interessados.

 

GESTÃO COMPARTILHADA

Através de Ato do Governador, a Direção Superior do CIOPS é composta por um Oficial da Polícia Militar, um Oficial do Corpo de Bombeiros Militar e um Delegado de Polícia, ocupantes dos dois últimos postos de hierarquia de cada instituição, sendo que a função de Diretor Geral é ocupada por um dos dirigentes de forma intercalada e sucessivamente, pelo período de 02 (dois) anos.

 

EX-DIRETORES GERAIS

 2004/2006 - Cel QOPM GUILHERME GONÇALVES

2006/2007 – Cel QOBM FERNANDO ÁVALOS CABANHA

2007/2009 – Cel QOBM JOILSON ALVES DO AMARAL

2009/2015 – Del Pol FERNANDO DE PAULA LOUSADA

2015/2017 – Cel QOPM LUIZ ALTINO DO NASCIMENTO

2017/2018 - Cel QOBM JAIRO SHOITIRO KAMIMURA

2018/2019 - Cel QOBM RODINEI RIBEIRA CEBALLOS

2019          - Del Pol MARCOS TAKESHITA

 

ADMINISTRAÇÃO

Atualmente, outubro de 2018, o CIOPS tem à sua disposição 133 (cento e trinta e três) servidores, sendo 85 (oitenta e cinco) Policiais Militares, 33 (trinta e três) Bombeiros Militares e 15 (quinze) Policiais Civis, todos agregados e passados à disposição da SEJUSP, sendo que aproximadamente 85% deste total prestam serviços na área operacional e os outros 15% restantes executam serviços administrativos.

Os processos administrativos, faltas, férias, licenças, controle funcional, publicação e arquivamento das alterações profissionais dos servidores à disposição do CIOPS de todas as Corporações é efetuado pela Diretoria Administrativa. Este setor ainda tem como subordinada a Seção de Apoio Logístico, responsável pelo controle de material, viaturas administrativas e patrimônio do CIOPS.

O controle e fiscalização dos serviços operacionais, registro correto das ocorrências, denúncias, informações, despacho de viaturas, controle dos intervalos de descanso, uso dos equipamentos, confecção dos relatórios, saudação inicial ao telefone, informação do número de registro, escalas de serviço  etc., é realizado pela Diretoria de Operações. Como setores de suporte às ações dessa diretoria temos a Seção de Operações, a Seção de Auditoria Interna e a Seção de Estatística e Planejamento.

A Diretoria Técnica é responsável por manter em funcionamento a estrutura tecnológica do CIOPS, incluindo manutenção e atualização de sistemas de gestão de informações, ocorrências e viaturas, bancos de dados, central telefônica, rede de rádios, rede de dados, mapas e outros.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.