Carta Serviço

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA - CIOPS

A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.

QUEM SOMOS

A missão do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) é otimizar a presença do Estado em situações emergenciais relacionadas à segurança pública, tendo como público alvo o cidadão usuário do serviço de emergência 193/190. Criado em 2004, na cidade de Campo Grande-MS, o CIOPS planeja, normatiza, coordena e controla os serviços de atendimento às chamadas de emergência e distribuição de ocorrências, integrando as operações de segurança pública preventivas, repressivas e de socorro à população.

Endereço:

Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 1.203 – Parque dos Poderes, Campo Grande-MS – CEP 79037-100.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Atendimento das chamadas emergenciais realizadas pelos usuários através do número 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros Militar) com consequente registro e despacho de ocorrências geradas conforme as solicitações.

IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO

Serviço de atendimento telefônico emergencial, registro de ocorrências e despacho para Polícia Militar, através do número 190 e para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193, bem como as demais atribuições e encaminhamentos necessários ao setor competente da Polícia Civil.

Seu funcionamento é ininterrupto para o atendimento dos telefones emergenciais 190/193 e gerenciamento de guarnições operacionais e ocorrências.

O QUE É ESTE SERVIÇO?

O CIOPS coordena e controla os serviços de atendimento às chamadas de emergência, gerenciamento e distribuição de ocorrências, integrando as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de ocorrências emergenciais solicitadas pela população.

Este serviço visa atender as demandas dos usuários, os quais entram em contato com o centro através do número 190 e/ou 193 informando e solicitando atendimento de ocorrências diversas de urgência ou emergência ou ainda denúncias relacionadas a ilícitos em geral.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Pessoas Físicas e Jurídicas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Esta natureza de serviço não necessita de nenhuma documentação específica para acionamento através dos telefones 190/193.

Obs.: Todos que solicitam os serviços, devem ter ciência das respectivas responsabilidades civis e criminais em casos de mau uso.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Etapa 1 – Atendimento das chamadas emergenciais oriundas dos serviços 190/193, observando os procedimentos operacionais; registrar de imediato a ocorrência, coletando dados essenciais quanto à localização do fato e breve histórico, classificando-a dentro das codificações disponíveis no sistema e encaminhar ao setor de despacho.

Etapa 2 – Despacho - Receber a ocorrência do atendente, oriunda do serviço 190/193, acionando os recursos disponíveis em função da prioridade, despachando o socorro, passando as informações necessárias e monitorando o atendimento.

CUSTO DESTE SERVIÇO

Sem custos ao usuário para os acionamentos dos serviços emergenciais disponíveis pelos telefones 190 e 193.

PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

De imediato, exceto os casos que demandam outras formas de soluções devidamente protocoladas.

Objetivando o atendimento em menor tempo possível às solicitações de urgência emergência.

CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

67 3318-4500 – Setor Administrativo.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

67 3318-4500 – Setor Administrativo.

Outros meios que possam trazer a informação até ao Centro.

E-mail: ciops@sejusp.ms.gov.br

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

O CIOPS tem a visão de consolidar-se como centro de excelência no âmbito de suas atribuições, atendendo às demandas da sociedade, orientado pelos princípios da eficácia, eficiência e efetividade, bem como do respeito ao usuário, atendendo as legislações do Estado e da União.

O serviço é ainda certificado por protocolos de identificação, traduzido em uma sequência numérica, o qual é fornecido ao solicitante ao final do atendimento.

LEGISLAÇÃO

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi criado através do Decreto nº 11.564 de 22/03/2004, no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (Sejusp), absorvendo as atribuições do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COCB) e de serviços com atribuições similares existentes na Policia Civil.