Carta Serviço

QUEM SOMOS

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) sediado em Campo Grande-MS, é órgão de integração das instituições de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul e tem como missão prover os meios necessários para o funcionamento dos Centros de Operações da Polícia Militar, do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar que são responsáveis por receber e por processar o atendimento às chamadas de urgência e emergência 190 (PM) e 193 (CBM), bem como de centros correlatos dos demais órgãos e instituições envolvidas, direta ou indiretamente, nas ações de segurança pública e de defesa civil.

Compete também ao Ciops reunir, processar e organizar informações estatísticas dos atendimentos e registros de ocorrências 190 (PM) e 193 (CBM), para subsidiar os órgãos e instituições da segurança pública visando à otimização dos recursos e meios voltados ao enfrentamento da criminalidade no Estado de Mato Grosso do Sul.

Site oficial: www.ciops.ms.gov.br

E-mail: ciops@sejusp.ms.gov.br

Telefone: (67) 3318-4500 (PABX)

Horário de funcionamento: 07h30min às 17h30min, dias úteis de segunda à sexta-feira.

Endereço: Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 1.203, Parque dos Poderes, Campo Grande – MS, CEP 79.037-100

SERVIÇOS OFERECIDOS AO CIDADÃO

Disponibilização de certidão de atendimento das chamadas telefônicas feitas pelo cidadão que efetuou a ligação aos números de urgência e emergência da Polícia Militar (190) ou do Corpo de Bombeiros Militar (193).

Serviço gratuito, sendo necessária apenas que o cidadão que efetuou a ligação apresente documento pessoal (oficial) com foto.

A certidão de atendimento será entregue exclusivamente ao cidadão que efetuou a ligação ou a seu advogado constituído mediante apresentação da respectiva procuração.

A emissão da certidão demora em média 30 (trinta) minutos, tempo necessário para realizar as buscas no banco de dados e impressão da respectiva certidão.

LEGISLAÇÃO, ESTRUTURA E SUBORDINAÇÃO

O Ciops foi criado através do Decreto nº 11.564 de 22/03/2004, alterado pelo Decreto nº 16.029 de 03/10/2022, atualmente estando subordinado à Superintendência de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, pertencente à pasta da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública conforme Decreto nº 14.682 de 17/03/2017.

CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE - CICC

Implantado e ativado em agosto de 2021, o Centro Integrado de Comando e Controle do Estado de Mato Grosso do Sul (CICC-MS), faz parte da estrutura do Ciops apresentando condições físicas e técnicas para a instituição do gabinete de gestão de crise para todo o Estado, constituindo-se como polo concentrador das ações de segurança pública tanto no atendimento às demandas de rotina quanto nas situações de excepcionalidade, tais como grandes eventos, desastres e ações de defesa civil de alto risco, tendo como objetivo facilitar a mobilização e a comunicação, de forma ágil de equipes e recursos governamentais para pronto atendimento a crises, urgências e emergências que demandem atuação conjunta dos órgãos e instituições da segurança pública.