Quem somos

O Centro Integrado de Operações de Segurança – Ciops, componente do sistema da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, tem a missão institucional de atender chamadas telefônicas de orientação, prevenção e emergência nº 190 e 193; determinar o deslocamento de viaturas de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de ocorrências, centralizando e integrando as operações de segurança, visando à atuação harmônica das Forças de Segurança Pública, no desempenho de suas atividades.
Para cumprir com eficiência nossa missão institucional, contamos com integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e funcionários civis. Criado pelo Decreto Estadual nº 11.564, de 22 de março de 2004, o Ciops unificou os centros de telecomunicações da Polícia Militar, o COPOM, do Corpo de Bombeiros Militar, o COCB e da Polícia Civil, o CETEL.
O Ciops está localizado na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 1.203, Parque dos Poderes, em Campo Grande, e ocupando como estrutura física o prédio que tem do seu lado esquerdo o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar e do lado direito o prédio da Delegacia-Geral da Polícia Civil.
Através de Ato do Governador, a Direção Superior do CIOPS é composta por um Oficial da Polícia Militar, um Oficial do Corpo de Bombeiros Militar e um Delegado de Polícia, ocupantes dos dois últimos postos de hierarquia de cada instituição, sendo que a função de Diretor-Geral é ocupada por um dos dirigentes de forma intercalada e sucessivamente, pelo período de 02 (dois) anos.
Atualmente, o CIOPS tem à sua disposição 139 (cento e trinta e nove) integrantes, sendo 83 (oitenta e três) Policiais Militares, 39 (trinta e nove) Bombeiros Militares e 17 (dezessete) Policiais Civis, sendo que aproximadamente 85% deste total prestam serviços na área operacional e os outros 15% restantes executam serviços administrativos.
Os processos administrativos, faltas, férias, licenças, controle funcional, publicação e arquivamento das alterações profissionais dos integrantes à disposição do Ciops de todas as Corporações é efetuado pela Diretoria Administrativa. Este setor ainda tem como subordinada a Seção de Apoio Logístico, responsável pelo controle de material, viaturas administrativas e patrimônio do Ciops.
O controle e fiscalização dos serviços operacionais, registro correto das ocorrências, denúncias, informações, despacho de viaturas, controle dos intervalos de descanso, uso dos equipamentos, confecção dos relatórios, saudação inicial ao telefone, informação do número de registro, escalas de serviço, etc., é realizado pela Diretoria de Operações. Como setores de suporte às ações dessa diretoria temos a Seção de Operações, a Seção de Auditoria Interna e a Seção de Estatística e Planejamento.
A Diretoria Técnica é responsável por manter em funcionamento a estrutura tecnológica do CIOPS, incluindo manutenção e atualização de sistemas de gestão de informações, ocorrências e viaturas, bancos de dados, central telefônica, rede de rádios, rede de dados, mapas e outros.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.