Devo ligar na Polícia Militar (190) ou no Bombeiro Militar (193)?

Categoria: Sem categoria | Publicado: sexta-feira, novembro 26, 2021 as 11:14 | Voltar

Caro cidadão,

No acionamento das forças de segurança pública é fundamental saber qual o número mais adequado para o chamado. A população conta com dois telefones para o atendimento de ocorrências o 190, da Polícia Militar e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar ambos localizados no Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

O número 190 é utilizado, primordialmente, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida, integridade física ou patrimônio ocorreu ou está em andamento. A ligação é recepcionada e, o mais breve possível, despachada para uma equipe da Polícia Militar que está nas proximidades da ocorrência.

O número 193 é utilizado, primordialmente, em situações nas quais as pessoas estão em potencial risco à vida e integridade física, como acidentes de forma geral, incêndios, desastres ambientais etc. A solicitação é recepcionada e o responsável enviará a equipe do Corpo de Bombeiros Militar mais adequada para prestar o socorro.

O diretor do Ciops destaca que é muito importante que o cidadão tenha consciência e responsabilidade ao acionar as forças de segurança, pois como dito, elas servem para prestar socorro paras as pessoas que estão precisando de um atendimento rápido. Ainda temos muitas solicitações que entram via 190/193 que não são de emergência ocupando a linha telefônica que poderia estar livre para quem realmente precisa. É fundamental que as pessoas tenham esta consciência, que os pais orientem seus filhos a respeito do assunto.

Por fim, precisamos da colaboração de todos para estarmos sempre prontos para atendê-los nos momentos mais difíceis.

Um abraço da equipe do Ciops!!!!!