CIOPS RECEBE EQUIPE DO SEGURANÇA EM PAUTA, ABRINDO A SEMANA DE ENTREVISTAS COM O DIRETOR GERAL

Categoria: Sem categoria | Publicado: segunda-feira, março 28, 2022 as 06:34 | Voltar

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu na última semana, a equipe do programa Segurança em Pauta, liderada pela Investigadora de Polícia Judiciaria Lucilene Souza. O entrevistado foi o atual Diretor Geral deste Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) - Cel PM Juracy Pereira da Paz.

Fonte: Segurança em Pauta

O objetivo da entrevista foi elucidar questões referentes a importância do trabalho realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) onde o atendimento ocorre diuturnamente, através dos telefones 190 e 193. O Ciops também conta como o moderno Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), estrutura utilizada para abrigar o monitoramento, planejamento operacional, pronta-resposta e ação em grandes eventos, funcionando como Gabinete de Gerenciamento de Crise, recebendo informações em tempo real dos Órgãos envolvidos e dos Centros de Comunicações, auxiliando na tomada de decisões.

Saiba mais sobre a entrevista, acessando o canal oficial da TV Assembleia, no YouTube.

CIOPS RECEBE AUTORIDADES E ORGÃOS DA IMPRENSA

Reunião no Ciops - sala CICC

Campo Grande (MS) - Na tarde do dia 24 de março de 2022 (quinta-feira), o Ciops na pessoa do Diretor Geral – Cel PM Pereira, recebeu os respectivos Comandantes Gerais da PMMS, do CBMMS, o Delegado Geral da PCMS e também a Imprensa

Sala CICC – foto: Magno Mascarenhas

A reunião ocorreu na sala de crise, CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) anexa ao Ciops, sendo apresentado as atividades do Centro Integrado como um todo, assim como a sua importância no contexto estadual e nacional para a segurança pública. A reunião contou também com o efetivo administrativo do Ciops.

ST Giovane e TC Almada – Foto: Hudson Chambó (https://novalima.news)

Na foto, da direita para esquerda TC PM Almada – Relações Públicas e ST PM Giovane – Chefe da Estatística

Coronel Pereira da PMMS – Foto: Hudson Chambó (https://novalima.news)

GESTANTE EM TRABALHO DE PARTO DA A LUZ DURANTE ATENDIMENTO EMERGENCIAL 193

Sd Vinícius de Lima Alegre – foto: Magno Mascarenhas

Campo Grande (MS) – Conforme divulgado no site institucional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, O soldado bombeiro militar Vinícius de Lima Alegre (30 anos), lotado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e atuando na função de atendente 193, recebeu uma solicitação pelo telefone de emergência no dia 17/03/2022, às 5h40min.

Na ligação, um homem relatava que sua sogra, gestante do 6º filho, estaria em trabalho de parto. Segundo relatos, a “bolsa” já teria estourado e o bebê havia nascido. Porém, em segundos a história tomou um rumo inesperado. A filha mais velha da parturiente, assumiu a ligação do marido e em desespero relatou que o bebê não havia saído completamente, que só saiu a cabeça da criança, que ela estava “roxinha” e não respirava.

Enquanto coletava os dados da emergência para encaminhá-los ao militar responsável pelo despacho da viatura para atendimento, o atendente 193 tentava acalmar a solicitante, a fim de passar os procedimentos de primeiros socorros que deveriam ser executados.

Foi então, com muita calma e técnica, que o Soldado Alegre repassou os procedimentos que deveriam ser executados para auxiliar a mãe, bem como nos procedimentos de desobstrução das vias aéreas da criança, pois a jovem ao telefone relatava que havia muita secreção e o bebê não respirava.

Foram 9 minutos de muita angústia e tensão. A ligação terminou com um choro de bebê ouvido ao fundo do telefonema, um sinal que a criança estava respirando. Em seguida, uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local e transportou mãe e recém-nascido para atendimento médico na maternidade.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) na pessoa do Diretor Geral – Cel PM Pereira, agradece toda a equipe Bombeiro Militar envolvida direta ou indiretamente, em especial, os militares infra citados:

SD BM Alegre – atendente 193

2º SGT BM Altamir – Despachador de viaturas BM

1º SGT BM Vicente – Supervisor de Despacho de viaturas BM

TC QOBM Tatiane – Supervisora de Operações BM

Publicado por: cristhiano de deus lopes castilho