Carta de Serviços ao Usuário

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO - CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA - CIOPS

A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.

QUEM SOMOS

A missão do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) é otimizar a presença do Estado em situações emergenciais relacionadas à segurança pública, tendo como público alvo o cidadão usuário do serviço de emergência 193/190. Criado em 2004, na cidade de Campo Grande-MS, o CIOPS planeja, normatiza, coordena e controla os serviços de atendimento às chamadas de emergência e distribuição de ocorrências, integrando as operações de segurança pública preventivas, repressivas e de socorro à população.

Endereço:

Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 1203 – Parque dos Poderes, Campo Grande-MS – CEP 79037-100.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Atendimento das chamadas emergenciais realizadas pelos usuários através do número 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros Militar) com consequente registro e despacho de ocorrências geradas conforme as solicitações.

IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO

Serviço de atendimento telefônico emergencial, registro de ocorrências e despacho para Polícia Militar, através do número 190 e para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193, bem como as demais atribuições e encaminhamentos necessários ao setor competente da Polícia Civil.

Seu funcionamento é ininterrupto para o atendimento dos telefones emergenciais 190/193 e gerenciamento de guarnições operacionais e ocorrências.

O QUE É ESTE SERVIÇO

O CIOPS coordena e controla os serviços de atendimento às chamadas de emergência, gerenciamento e distribuição de ocorrências, integrando as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de ocorrências emergenciais solicitadas pela população.

Este serviço visa atender as demandas dos usuários, os quais entram em contato com o centro através do número 190 e/ou 193 informando e solicitando atendimento de ocorrências diversas de urgência ou emergência ou ainda denúncias relacionadas a ilícitos em geral.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO

Pessoas Físicas e Jurídicas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Esta natureza de serviço não necessita de nenhuma documentação específica para acionamento através dos telefones 190/193.

OBS: Todos que solicitam os serviços, devem ter ciência das respectivas responsabilidades civis e criminais em casos de mau uso.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO

Etapa 1 – Atendimento das chamadas emergenciais oriundas dos serviços 190/193, observando os procedimentos operacionais; registrar de imediato a ocorrência, coletando dados essenciais quanto à localização do fato e breve histórico, classificando-a dentro das codificações disponíveis no sistema e encaminhar ao setor de despacho.

Etapa 2 – Despacho - Receber a ocorrência do atendente, oriunda do serviço 190/193, acionando os recursos disponíveis em função da prioridade, despachando o socorro, passando as informações necessárias e monitorando o atendimento.

CUSTO DESTE SERVIÇO

Sem custos ao usuário para os acionamentos dos serviços emergenciais disponíveis pelos telefones 190 e 193.

PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO

De imediato, exceto os casos que demandam outras formas de soluções devidamente protocoladas.

Objetivando o atendimento em menor tempo possível às solicitações de urgência emergência.

CANAIS DE ACESSO A ESTE SERVIÇO

CANAIS DE COMUNICAÇÃO AO USUÁRIO

67 3318-4500 – Setor Administrativo.

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

67 3318-4500 – Setor Administrativo.

Outros meios que possam trazer a informação até ao Centro.

ciops@sejusp.ms.gov.br

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

O CIOPS tem a visão de consolidar-se como centro de excelência no âmbito de suas atribuições, atendendo às demandas da sociedade, orientado pelos princípios da eficácia, eficiência e efetividade, bem como do respeito ao usuário, atendendo as legislações do Estado e da União.

O serviço é ainda certificado por protocolos de identificação, traduzido em uma sequência numérica, o qual é fornecido ao solicitante ao final do atendimento.

LEGISLAÇÃO

O Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS foi criado através do Decreto nº 11.564 de 22/03/2004, no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul – SEJUSP, absorvendo as atribuições do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (COCB) e de serviços com atribuições similares existentes na Policia Civil.

OUTRAS INFORMAÇÕES

ELABORADO POR: