20 ANOS DE CRIAÇÃO DO CIOPS

Categoria: Sem categoria | Publicado: terça-feira, maio 14, 2024 as 11:54 | Voltar

Na quarta-feira, 24 de abril de 2024, o Centro Integrado de Operações de Segurança comemorou 20 anos de sua criação. O evento ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal (Aquário do Pantanal) e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Vice-Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Cel. QOPM Ary Carlos Barbosa, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. QOPM Renato dos Anjos Garnes, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. QOBM Frederico Reis Pouso Salas, o Delegado Geral da Policia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, dentre outras autoridades.

Durante o evento, foi passado o vídeo institucional, contendo em um dos seus trechos duas solicitações reais, mostrando um pouco do cotidiano operacional do órgão.

Imbuídos pelo espirito da integração, essência do Ciops, a solenidade iniciou ao som do hino de Mato Grosso do Sul, com a presença da banda composta por membros da PMMS e do CBMMS.

Banda integrada PMMS e CBMMS – acervo CBMMS

No decorrer da solenidade, houve entrega de homenagens aos Ex-Diretores do Órgão (in memoriam), na pessoa da Senhora Ednéia Consolini Ávalos, viúva do Ex-Diretor-Geral, Cel. Bombeiro Militar Fernando Ávalos Cabanha e a Senhora Mara Sueli Doná Mena Lousada, viúva do Ex-Diretor-Geral, Delegado de Polícia Fernando de Paula Lousada.

Senhoras Edneia C. Ávalos e Mara Sueli D. M. Lousada – acervo CBMMS

As honrarias foram entregues também as autoridades, dentre elas o Vice-Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Secretário-Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP - CEL Policial Militar Ary Carlos Barbosa, o Comandante-Geral Da Polícia Militar (PMMS), Coronel Renato Dos Anjos Garnes, o Comandante-Geral Do Corpo De Bombeiros Militar (CBMMS), Coronel Frederico Reis Pouso Salas, o Delegado-Geral Da Polícia Civil (PCMS), Lupérsio Degerone Lucio e o Superintendente de Segurança Pública da SEJUSP - Delegado De Polícia Tiago Macedo Dos Santos.

Entrega de honrarias às autoridades – acervo CBMMS

Os pioneiros do Ciops foram homenageados, por estarem presentes no início das atividades do Centro Integrado de Operações de Segurança e permanecem dedicando ao serviço, exercendo suas funções até os dias atuais.

Pioneiros do CIOPS – acervo CBMMS

Criado em 22 de março de 2004, por meio do Decreto nº 11.564, o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), completou vinte anos de existência, como resultado de uma política de integração das forças de segurança pública, sedia o Centro de Operações da Polícia Militar 190 (COPOM) o Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar 193 (COCB) e o Centro de Telecomunicações da Polícia Civil, responsáveis por recepcionar os chamados emergenciais, empenhando as viaturas para o atendimento.

Setor operacional (atendimento) do CIOPS

Componente da estrutura orgânica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, O Centro Integrado  está presente nas cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã e tem por missão prover, manter e otimizar recursos nas áreas de telecomunicação e de tecnologia da informação, subsidiando e compartilhando, entre os Centros de Operações das instituições, sistemas de gerenciamento de ocorrências, vídeo monitoramento, tele atendimento, rastreamento de viaturas e comunicação via rádio, além de auditar as atividades de atendimento, os despachos emergenciais e os processos operacionais, bem como reunir e organizar informações em relatórios estatísticos, visando subsidiar o planejamento operacional e a tomada de decisões conjuntas no âmbito da segurança pública.

Setor operacional (despacho de viaturas) do CIOPS

Ao longo desses 20 anos, o Ciops, atendeu mais de 14 milhões de chamadas de emergência 190 e 193, bem como foram despachadas viaturas para quase 2 milhões e meio de ocorrências. Dessa forma, evidencia-se o importante papel que o CIOPS ocupa no combate à criminalidade e na prestação de socorro, sendo o primeiro contato da população com o estado nos momentos em que existe risco à vida ou ao patrimônio.

20 anos de criação - CIOPS

O Centro Integrado de Operações de Segurança segue empenhado em cumprir sua missão com esmero, ofertando à sociedade e aos órgãos integrados os meios necessários ao perfeito atendimento às emergências.

Publicado por: Magno Leite Mascarenhas